Dicas

December 15, 2016

 

  • Se você colocar ervas aromáticas, como orégão, alecrim etc, no azeite, obterá um ótimo tempero para saladas.

  • Guarde as azeitonas na geladeira dentro de uma vasilha coberta com água filtrada, sal e uma gota de azeite. Assim, as azeitonas não ficam rançosas.

  • Para o bacalhau ficar maior e mais gostoso, tire todo o sal e depois coloque-o de molho em leite.

  • Quando você for empanar frango com farinha, deixe-o na geladeira por uma hora. Assim, a farinha adere melhor ao frango na hora da fritura.

  • Se você esquecer de colocar sal no arroz e ele já estiver cozido, misture a quantidade de sal para aguela porção em um copo de água e jogue por cima do arroz. Leve a panela de volta ao fogo até secar.

  • Para saber se a água do arroz que está cozinhando já secou, basta apagar o fogo, molhar o dedo e bater no lado de fora da panela, como se faz com o ferro de passar roupa. Se a panela estalar, significa que a água já secou, se não estalar, o arroz ainda tem água.

  • Coloque os dentes de alho descascados dentro de um vidro com óleo de cozinha. Assim, eles não ficam ressecados e o óleo pode ser usado depois como molho para saladas.

  • Para assar pão, coloque junto, na parte de báixo do forno, uma vasilha refratária cheia de água. Assim, o pão ficará com uma crosta mais dura. E não convém abrir o forno nos dez primeiros minutos.

  • Você pode substituir um tablete de 15 g de fermento para pão por uma colher de sopa de fermento seco, granulado, especial para pão.

  • Para dar aos pratos gratinados uma superfície mais crocante, misture um pouco de farinha de rosca ao queijo ralado.

  • Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contém fibras e devem ser aproveitados como recheios de tortas, patês ou em escondidinhos.

  • A água do cozimento das batatas acaba concentrando todas as vitaminas hidrossolúveis. Aproveite-a, juntando manteiga para fazer purê, ou para agregar valor nutricional ao arroz, macarrão, capeletes, etc.

  • As cascas da batata, mandioquinha, nabo, cenoura ou beterraba, podem ser assadas ou fritas em óleo quente e servidas como aperitivo.

  • A casca da laranja pode ser caramelizada, para ser servida com café, ou utilizada em compotas ou mesmo para biscoitos.

  • Com as cascas das frutas, como goiaba, abacaxi, etc., você pode preparar sucos batendo-as no liquidificador. Este suco pode ser aproveitado para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos.

  • A casca da banana é uma parte extremamente nutritiva do alimento, muito rica em potássio e fibras. Você pode utilizá-la no preparo de doces, como massa de bolo, brigadeiros, bem como em preparações salgadas, como, por exemplo, bifes e bolinhos.

  • Cozinhe o talo do Brócolis com água e sal, puxe (salteie) na manteiga e sirva com outros legumes, como chuchu, vagem e cenoura.

  • Retire as nervuras das folhas do Brócolis mais rijas, corte as folhas bem fininho e prepare como se fosse couve, refogando com alho e azeite.

  • Quando cozinhar qualquer tipo de Massa acrescente sal grosso (de acordo com a quantidade de massa) na água, e coloque a massa somente quando estiver em ebulição.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

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